Home Dita Opinião Ajoanar
Ajoanar
Sintomas De Escritor julho 02, 2020 0
Ajoanar, meus senhores – se é que alguém há para me ler – ajoanar era meu pai, naquelas noites longas de Inverno, dos tempos da escura miséria, dos frios de há muitos anos. Às seis horas era escuro, ceava-se pouco depois, e lá para as tantas, já com um rato a roer na barriga, era preciso ir ao moinho, rompendo o breu, a chuva, o frio, o vento e o nevoeiro, com um lampião de azeite a alumiar, como talvez usassem os romanos, carregando um saco de milho às costas para renovar a moenda. E meu pai ajoanava, pois então!
Não que ele usasse, de minha lembrança, a palavra em tal contexto, não senhor. O que, sim, lembro muito bem era a sua manifesta falta de vontade de abandonar o quente de casa, de arrostar com a escuridão e o mau tempo, de caminhar por calçadas e córregos um bom quarto de hora até aos moinhos, certo que era a descer, mas às vezes descia-se bem mais depressa do que se queria, com tropeçar numa pedra ou estremangar nalgum buraco; ademais, no regresso era a subir e não era pouco, do ribeiro até à Bouça, depois da Bouça à Cortinha, passar a Minga-Ribeira, mais a tremenda subida até atingir o Eirô. Daí que o infeliz, estou a ouvi-lo, proclamasse uma e mais vezes, até se resolver a sair: - ‘Antes queria dar um beijo no focinho de um cão, do que ir agora ao moinho’. Mas ia, por fim. Se tinha que ajoanar, ajoanava.
Estamos vendo, agora, pelo contexto, mais ou menos o significado do termo, mais um que não aparece nos dicionários, nem sequer na rede. Detalhemos, em todo o caso, duas vertentes semânticas: numa, a ideia de fazer, de executar, de cumprir; na outra, a de aguentar, de suportar, de ustir, de conter-se, também, em certo sentido.
Da origem da palavra nada sabemos, nada podemos dizer, ainda que dê impressão de estarmos em presença de um antropónimo (Joana? João?) na composição do vocábulo. Será, não será? E se fosse, viria de onde e significaria o quê?
Em tempo (P.S.): a ler o Elucidário, de Viterbo, topa-se o termo ‘Joanne’ e aprende-se que assim se designavam, no séc. XV, entre nós, aqueles que se retiravam do mundo e do convívio social, professando uma vida de penitência e sacrifício. Não estará aqui a origem da palavra, vista ademais a patente convergência semântica?
Texto: Albino Matos | Imagem: phtorxp (Pixabay)
ajoanar (v.intr.)
- Aguentar, suportar, ustir, conter-se.
- Fazer, executar, cumprir.
- A origem do voc. pode estar em ‘Joanne’ (ver, no Elucidário), designando ao que parece no séc. XV aqueles que, desprezando o mundo, faziam vida penitente em lugar solitário.
- (- Ajoana, pai Adão, para veres o que é doce).
- (Que remédio teve ele, senão ajoanar, por muito que lhe custasse).- Não topado em dics., nem na rede (salvo Cabral, informado daqui).
Subscrever:
Enviar feedback
(
Atom
)
Enviar um comentário