Home MĂşsica "Onda Choc" - A antiga Onda dos jovens
"Onda Choc" - A antiga Onda dos jovens
Sintomas De Escritor abril 22, 2020 0
Surgiu no final do ano de 1986, um dos grupos de maior sucesso dos anos 80/90. Criado por Ana Faria e HeduĂno Gomes, o plano era bem simples, adaptar para portuguĂŞs os sucessos internacionais da altura, Onda Choc pĂ´s toda uma geração a cantar "Ele Ă© o rei", "Era um biquĂni pequenino Ă s bolinhas amarelas", ou "Ela sĂł quer, sĂł pensa em namorar".O grupo era composto por rapazes e raparigas entre os 10 e os 15 anos, no total passaram pelos Onda Choc cerca de 200 miĂşdos, entre eles alguns bem conhecidos do pĂşblico de hoje como sĂŁo os casos de Joana Seixas, Micaela, Marisa Liz, Manuel Melo, DĂ©bora Rodrigues, Pedro Camilo ou Bruno Correia, mas para a histĂłria ficaram, ainda, Andreia Alvaleide, a eterna menina do biquĂni e PatrĂcia Matos, muitas vezes porta-voz do grupo e aquela que mais tempo esteve no Grupo Musical.
"Hoje em dia as coisas sĂŁo diferentes, quem produz, quem organiza, quer ... portanto, dinheiro, sĂł, sĂł dinheiro, e quem quer entrar, quer fama, quer aparecer na televisĂŁo a todo o custo, e portanto, acho ... os conceitos, sĂŁo de facto outros, as intenções, as vontades, sĂŁo outras, Ă© por aĂ. Por isso Ă© que eu acho, nĂŁo sei se funcionaria, talvez pudesse funcionar, agora, acho que nĂŁo iria ser igual." - PatrĂcia Matos
Onda Choc, era um grupo diferente, era divertido, "fixe", considerado uma escola, de novos talentos, nĂŁo haviam cachĂŞs, nem contratos, nem os artistas tinham regalias, ganhavam as roupas, alguns discos e pouco mais.
No inicĂo o grupo nasceu com quase todos os jovens artistas a pertencerem Ă Academia de Santa Cecilia, e os ensaios realizavam-se em um pavilhĂŁo do Clube Futebol Benfica, pavilhĂŁo já recentemente demolido, esta foi a primeira experiĂŞncia musical em que jovens recriavam mĂşsicas para jovens, com letras escritas por Ana Faria, relatando os problemas diários dos jovens, como casos amorosos, gravavam para a editora CBS e por norma gravavam dois cd's por ano.
"Naquela altura pertencer aos Onda Choc era como entrar na "Casa dos Segredos", toda a gente queria ... Foi a melhor fase da minha vida e não podia ter tido uma infância melhor. Aprendi muito, diverti-me e dávamo-nos todos muito bem" - Rita Guedes
O grupo chegava a fazer entre 4 e 5 concertos no mesmo dia, pela época do Natal e vendeu mais de 1 milhão de discos, publicando 26 LP.
Onda Choc terminou no ano de 1990, deixando uma geração, que atĂ© hoje sabe as mĂşsicas de cor, chegaram a reativar no ano de 2006 mas sem o mesmo sucesso de outrora, de referir que, atualmente, a marca ainda pertence a HeduĂno Gomes.
"Adorava pegar nos "Onda Choc" outra vez. Há muitos miúdos a cantar bem. Apenas será preciso uma editora que os queira agarrar. Teria todo o gosto em ficar à frente do grupo e tenho muita gente que gostaria de trabalhar nisso" - Bruno Correia
NotĂcias recentes dĂŁo como confirmado o regresso Ă vida dos "Onda Choc" para as festas Revenge Of The 90'S.
O tempo passou, a história ficou, os Onda Choc, vivem, e para sempre viverão, nas lembranças e memórias de muitos e muitos jovens e adultos que nos anos 80 e 90 decoraram e cantaram os seus diversos êxitos.
Se irão regressar, até para ficar?!
Ninguém poderá adivinhar, saber... falar, mas uma história ficou escrita nas entrelinhas das estrelas musicais.
Quem recorda, viverá a fantasia da história e quem viveu e participou viverá o sonho que se escreveu em histórias, que hoje quem mais novo nasceu, já leu! A saudade cresce, a história não se esquece e quem canta em recordação, faz reviver, com emoção, a história que se fez de diversão!
Texto de Palavras Regionais
Subscrever:
Enviar feedback
(
Atom
)
Enviar um comentário