25 Abril de 1974 - A História

25 de Abril de 2020, a data, em si, é de memória, que perdura pelos tempos, à precisamente 46 anos atrás deu-se um acontecimento determinante para o futuro do povo português, foi o dia da revolução do nosso irmão, dos nossos pais, dos nossos avós, de todos nós. 

A Revolução de 25 de Abril, também conhecida como Revolução dos Cravos ou Revolução de Abril, é um dos eventos mais importantes da história de Portugal, ocorreu como resultado de um movimento político e social que se deu pelo ano de 1974, aqui se deu a queda do regime ditatorial do Estado Novo, que vigorava desde 1933 e deu início ao processo de implantação de um novo regime democrático.

A revolução foi liderada pelo MFA (Movimento das Forças Armadas), composto maioritariamente por capitães, participantes na Guerra Colonial, com apoio de oficiais milicianos, movimento este iniciado por volta do ano de 1973
A Revolução dos Cravos foi caraterizada por um reduzido poderio militar e com uma adesão massiva da população, a reação do regime, essa, foi quase inexistente, tendo-se, apenas, registado quatro civis mortos e quarenta e cinco feridos, em Lisboa. 
Eis a grande característica desta revolução portuguesa, não assente em combates e sem grande guerrilha, passivo e bem guiado pelos nossos Capitães de Abril, e com o seu elemento característico, o Cravo, utilizado no lugar das balas. 

Após a Revolução a direção do país foi delegada à Junta de Salvação Nacional, que assumiu os poderes dos órgãos do Estado.
A 15 de Maio de 1974, foi nomeado como Presidente da República o General António de Spínola, e o lugar de Primeiro-Ministro ficou a cargo de Adelino da Palma. 
Os períodos que se seguiram foram de grande agitação, quer política, quer social e até mesmo militar, um período marcado por muitas manifestações, algumas ocupações, vários governos provisórios, nacionalizações e confrontos militares que terminaram com o 25 Novembro de 1975. 
Após estabilizar a nível político, prosseguiram os trabalhos para a nova constituição democrática que entrou em vigor no dia 25 de Abril de 1976, tendo este sido o dia das primeiras eleições legislativas, em Portugal. 
Desde esses tempos, eis que se celebra feriado nacional pelo 25 de Abril, denominado "Dia da Liberdade" 

Revolução dos Cravos .... como nasceu?! Porquê cravos?! 
Celeste Caeiro, trabalhadora em um restaurante, eis o rosto, o nome que poucos conhecem, mas pois bem, foi Celeste quem iniciou a distribuição de Cravos vermelhos pelos cidadãos que preenchiam as ruas, e que posteriormente os ofereceram aos Soldados que os colocaram nos canos da espingardas, colocando, assim, os Cravos no lugar da Balas. E por esta razão tornou-se o 25 de Abril de 74 a saudosa "Revolução dos Cravos"

Desde esse dia, o país mudou, a história mudou, e conquistaram-se direitos, direito á opinião, direito à discordância, o direito de decidir livremente. Com Cravos se fez uma revolução e com Cravos se escreveu uma linda história, de como é possível mudar e recriar, sem lágrimas nem sangue. 

25 de Abril Sempre .... "Grândola Vila Morena , O povo é quem mais ordena, ..."

Enviar um comentário

My Instagram

Copyright © Atlantic Words. Designed by OddThemes