Nuno Markl

Nuno Frederico Correia da Silva Lobato Markl nasceu em Lisboa no dia 21 Julho de 1971, filho de Dagoberto Markl, historiador de arte e irmão de Ana Markl, jornalista, frequentou a Escola Secundária José Gomes Ferreira, em Lisboa.

Casou com a radialista, locutora e apresentadora Ana Galvão a 3 de setembro de 2010. Desta relação nasceu Pedro a 7 de junho de 2009. Anunciaram a separação por mútuo acordo a 4 de março de 2016.

"Nós gostamos de rir dos outros mas não gostamos nada de nos rirmos de nós próprios."
Nuno Markl, Nov 2016, Entrevista ao Jornal Econômico


Homem e artista multifacetado, desenvolve as atividades de humorista, escritor, radialista, apresentador de televisão, cartunista, dobrador e argumentista.

A paixão de Nuno Markl pela rádio começou desde os seus 10 anos simulando a realização de programas em sua casa, recorrendo fazendo recurso a um gravador, microfone e um aparelho de rádio. Aos 17 anos iniciou-se na apresentação de programas na rádio pirata "A Voz de Benfica", que ficava situada perto da sua casa.


"... fui percebendo que há uma poesia nos números e que um bom professor pode tornar a matemática numa coisa maravilhosa para os alunos..."
Nuno Markl - Entrevista ao clube spm, março de 2017

Mesmo não sendo a sua paixão, aprendeu a ser jornalista, tendo tirado o curso de jornalismo no ano de 1990. Na CMR (Correio da Manhã Rádio), onde estagiou, foi escolhido para assegurar, sozinho, a programação da madrugada, momentos aproveitados por Markl para fazer humor, estas as suas verdadeiras paixões, apresentar programas e criar humor. Durante esta época Markl fez o programa "Prok Der e Vier, considerado pelo próprio como o programa mais pessoal da sua carreira. Neste programa estava incluída uma radionovela humorística, "A Saga de Abílio Mortaça.

No ano de 1993 Nuno mudou-se para a Rádio Comercial, levando consigo a radionovela. Motivo pelo qual foi convidado a integrar a equipa das Produções Fictícias, empresa produtiva responsável pela escrita de textos para o humorista Herman José e pelo programa "ContraInformação".

MArkl colaborou na produção de conteúdos para "Herman Enciclopédia", "O Programa da Maria" e "Paraíso Filmes".

Na Comercial fez em 1996 um talk-show noturno chamado "2 em 1", mas depois de uma mudança de proprietários na rádio, passou a ser incluído na programação das manhãs. Em Outubro, desse mesmo ano, surgiu "O Homem que Mordeu o Cão", da sua autoria.

Em 2002, lançou O Homem que Mordeu o Cão no formato de livro, foi o maior sucesso editorial do ano e teve direito a mais de dez edições tendo vendido mais de cem mil exemplares. Este sucesso fez surgir uma peça com o mesmo título para ser apresentada em palco. Em 2003 lançou um segundo livro com o título O Regresso d'O Homem que Mordeu o Cão - A Irmandade do Canídeo e ainda no mesmo ano, juntamente com Maria de Vasconcelos e Pedro Ribeiro, publicou Vai uma Rapidinha?Entretanto, Nuno Markl começou a colaborar em programas da SIC Radical, emitido por cabo, nomeadamente no "Curto-Circuito"e no "Cine XL". Ainda na SIC Radical, estreou, em parceria com Fernando Alvim, dois programas: "O Perfeito Anormal", e o"O Homem da Conspiração".

Em 2004, a propósito das comemorações dos 30 anos do 25 de abril, Nuno Markl foi uma das trinta personalidades, pertencentes à geração com a idade da revolução, convidadas pelo Presidente da República Jorge Sampaio para um jantar no Palácio de Belém.

Na Antena 3, Nuno Markl começa uma nova etapa depois de "O Homem que mordeu o cão", apresentando, no programa da manhã, a rubrica "Há vida em Markl", posteriormente apresentada em pequenos episódios online, bem como "O Livro dos Porquês" e a "Laboratolarilolela".

A sua passagem pelo cinema deu-se em 2009, com o filme A Bella e o Paparazzo, de António-Pedro Vasconcelos.

Em novembro de 2009 regressa à Rádio Comercial, onde apresenta a rubrica "Caderneta de Cromos" e "O Homem que Mordeu o Cão" no Programa da Manhã. O sucesso desta rubrica humorístico-nostálgica, que aborda recordações da década de 80 do século passado, levou à realização de dois espetáculos que encheram os coliseus de Lisboa e do Porto em 2010.

Em 2010, entrou para o recém-criado canal de televisão por cabo Q, das Produções Fictícias, criando e apresentando o talk show "Show Markl", com Francisco Martiniano Palma e Jorge Vaz Gomes, com quem faria posteriormente o também talk show "Uma Macacada Qualquer" e a sitcom "Rádio Calipso". Em 2012 criou e protagonizou com Ana Galvão a série "Felizes Para Sempre", e apresentou com João Só o programa "Telebaladas", um programa de 'baladas-por-encomenda' que deu origem a um espetáculo apresentado no Festival de Humor de Lisboa.

Em 2012, criou um espetáculo de comédia desenhada musical, "Como Desenhar Mulheres, Motas e Cavalos", em colaboração com o músico Miguel Araújo. Originalmente pensado para ser um espetáculo único na Aula Magna, seria posteriormente apresentado em outras salas de espetáculos do país e deu origem a um DVD com a gravação do espetáculo ao vivo na Aula Magna e a um livro ilustrado. Nesse mesmo ano, no "Programa da Manhã" da Rádio Comercial, a "Caderneta de Cromos" deu lugar a uma nova rubrica de Markl, a "Grandiosa História Universal das Traquitanas", em que várias invenções mais ou menos importantes da história da Humanidade eram analisadas e parodiadas, rubrica esta que no ano seguinte foi por sua vez substituída por uma nova série de "O Homem que Mordeu o Cão".

Paralelamente, Markl iniciou em 2013 uma nova rubrica chamada "Cromos M80", inspirada na "Caderneta de Cromos", incluída no programa "Manhãs da M80" da rádio M80.

Apresentou o talk show 5 para a Meia-Noite da RTP, com Luís Filipe Borges, José Pedro Vasconcelos, Pedro Fernandes e Nilton tendo abandonado em 2015.

Criou em 2018 a série televisiva 1986, estreada a 13 de março de 2018, na RTP1, e concluida a transmissão televisiva a 19 de junho de 2018.

Na Internet, mantém um blogue, sendo um dos portugueses com mais seguidores.

"Sou incontinente de ideias. Às vezes surgem do nada quando estou de férias e devia estar sossegado"
Nuno Markl, 2019, Entrevista ao "Volta ao Mundo"


Prémios

Se7e de Ouro, do jornal Se7e - Revelação Rádio - 1993
Globo de Ouro - Melhor Programa de Ficção e Comédia - Herman Enciclopédia - 1997 (co-autoria)
Globo de Ouro - Melhor Programa de Ficção e Comédia - Herman Enciclopédia - 1998 (co-autoria)
Prémio Autores, da Sociedade Portuguesa de Autores - Melhor Programa de Rádio - Caderneta de Cromos - 2012

Texto: Palavras Regionais | Imagens: Facebook de Nuno Markl

Enviar um comentário

My Instagram

Copyright © Atlantic Words. Designed by OddThemes