Conversa Maria Morais de Sá

Maria José Morais de Sá tem 48 anos de idade nascida na cidade do Porto. Viveu mais de 30 anos na cidade de Ermesinde e atualmente reside em S. João da Madeira! Faz parte da estatística de desempregados deste país que deixou por 8 anos tendo emigrado para Espanha mais propriamente Tenerife! Onde elaborou de todo o tipo de trabalhos regressando em Julho de 2011 a Portugal mas infelizmente pouco tem conseguido de empregos por cá!

Se tivesse de se entrevistar a si própria, qual seria a primeira pergunta?
Maria Morais de Sá: Porque só agora exponho os meus textos?

Qual a resposta a essa pergunta? 
MMS: Tive sempre receio e vergonha e o fato de não me valorizar e achar que meus devaneios seriam só meus e ai aprendi a tentar falar de tudo um pouco! Não tenho grande formação mas a literatura e a poesia sempre me fascinaram mas o meu lado de leiga não deixava a ninguém ler por achar que estava mal escrito! até que por aqui me desenvolvi e tenho tido o apoio de todos os que me lê em!

O que a fez mudar, e começar a expor os seus textos?
MMS: Um dia um amigo por aqui leu algo que eu escrevi e gostou muito e me deu a vontade de escrever quando vejo que meus amigos me elogiavam e isso me incentivou a escrever todos os dias e sobre qualquer coisa tanto em soneto como poema porque vario muito o tipo de texto, foi como uma lufada de ar e meu ego subindo para um infinito porque eu não lhe vejo o fim.

Já editou algum livro?
MMS: Ainda não! Mas em breve farei parte de uma antologia de 10 poetas e aí vai ter 10 poemas meus! Mas sonho um dia editar algo só meu se Deus quiser!Maria Morais de Sá em bebé

Qual era o seu sonho de criança?
MMS: Ser cantora!!

Porque não seguiu esse sonho?
MMS: Na realidade sempre estive perto das artes e presentemente tenho um filho ator de teatro por isso penso que vem da educação e do genes de cada um.
Porque na realidade no meu tempo era tudo muito mais difícil que agora e cantar foi um arrufo de criança! Nunca tive educação musical ou de voz por isso hoje só no banho e um pouco de karaoke com família e amigos mais nada!

O que a levou a escrever pela primeira vez?
MMS: Meu gosto veio desde que aprendi a escrever! Tive uma professora que me incentivou muito nas redações na altura já não dava muitos erros nos ditados e a minha imaginação ajudava a que eu fizesse textos muito lindos e quase sempre os lia em voz alta na aula! Depois os poemas quase sempre eram meu desabafo escrevia por vezes coisas que só eu sabia o que diziam e tantas vezes os deitei fora só porque depois de escrever já nada tinha o mesmo sentido era como deitar tudo o que queria dizer para fora e depois vinha o alivio. Por isso os considero devaneios e consolação de alma!Hoje já passo por todos os temas porque me sinto segura a expor! Já existe um pouco de exagero e fingimento por vezes em alguns mas são sempre palavras que saem de dentro que quantas vezes me interfere com o meu estado de espírito! Quando os leio choro rio brinco enfim é a mente a ler o coração!

O que sente ao escrever?
MMS: De tudo!
Por exemplo estou triste por algo pessoal e saem palavras do que estou a sentir como a raiva a tristeza a desolação.Maria Morais de Sá com 13 anos

Qual é para si o melhor texto que já escreveu? 
MMS: Tenho vários. Em todos eles eu coloco os meus sentimentos por isso é difícil separar algum individualmente. (https://verderocho.wix.com/poemas-da-vida)

O que é que a vida lhe tem ensinado?
MMS: A vida me ensinou que só não temos o que queremos porque temos medo e sempre que encontramos uma pedra não a sabemos afastar ou subir por ela! Sem ter que passar por cima de ninguém claro mas a determinação hoje é muito importante para se conseguir algo na vida!
Confiar ter fé e insistir! Porque hoje é um dia de chuva amanhã será de sol!

Tem medo do passado?
MMS: Não!Não tenho fantasmas felizmente! Pelo contrário por vezes sinto essa nostalgia que me trás saudades da infância da juventude tão alegre e feliz que tive! Mesmo no meu passado tão próximo o que dele vejo são ensinamentos e situações que hoje me ajudam a encarar a vida de forma diferente com mais coragem.

Sente saudades de algo?
MMS: Sim muitas de amizades que perdi pelo afastamento ! E de situações que hoje gostaria de viver-las outra vez! E também de viver no Porto!
O Porto é minha cidade!

Deixou algo por dizer no passado a alguém a quem já não o possa dizer?
MMS: Sim na verdade! E a um homem um grande senhor que sempre me viu da forma que eu sempre fui! Pessoa culta e humana que sempre me ajudou! Mas hoje ele já não vive e o que gostaria era de poder ter-me despedido dele e agradecer o tanto que ele foi para mim e o carinho que me deu enquanto foi vivo!Foi como um avô para mim!

Se pudesse dar vida a alguém, quem faria regressar?
MMS: Isso é difícil de responder!
Prefiro achar que todos temos oportunidades na vida e somos cada um para cada qual! Mas os que nós vimos morrer injustamente achamos que nunca deveriam ter ido! Mas nada na vida acontece por acaso e se foram Deus quis assim!

Se pudesse voltar atrás o que mudaria?
MMS: Na minha vida? Nada! Tudo vem no seu tempo e na altura que tem de vir! Mudar pois hoje estaria na Austrália onde hoje poderia estar se não fosse porque na altura meu marido não quis ir! Mas já viu hoje não estaríamos aqui!Quem sabe! Eu não mudaria nada acredite!Eu aceito a vida assim! Se não o consigo na hora luto e luto e nada! Pois mais tarde não tenho que me arrepender mas sim resignar-me porque entretanto existem outras opções outras alternativas!

Qual o elogio mais gratificante que já recebeu?
MMS: Já recebi tantos e por diversas coisas e por diferentes maneiras.
Pois o meu orgulho são meus filhos e isso para mim já é um elogio!Depois no facebook são tantos os pedidos para grupos para administradora para comentários bem eu passaria todo o tempo lá! E isso para mim é um elogio
Qual o significado da escrita para si?
MMS: É uma ponte entre a alma e a forma como a demonstro neste caso a escrita!Os pais de Maria Morais de Sá

Qual a pessoa que a marcou mais até hoje, qual o herói da sua vida?
MMS: São duas na realidade! Os meus pais!Meu pai pelo carisma que tem e minha mãe pela valentia!Pois eles me marcam a vida ainda hoje porque graças a Deus estão vivos!

Qual a frase que lhe disseram a marcou mais até hoje?
MMS: "És uma mulher forte segue em frente vais ver que vais conseguir...!" dita por muitos amigos e minha mãe! E é esse o meu lema!!

No dia em que partir, qual a imagem que gostaria ficassem de si enquanto escritora?
MMS: Uma poetisa que em tudo põem alma! E muito sensível a natureza e aos sentimentos humanos!

Se pudesse deixar um mensagem que fosse ser lida daqui a 100 anos, qual a mensagem que deixaria?
MMS: "Que a fé e a vontade sejam sempre acompanhados em cada dia para as pequenas batalhas do dia a dia e nunca baixar os braços!"

O que dizem os seus textos?
MMS: Falam de amor, de desilusão, de traição, valentia, coragem, tristeza, alegria, paz, ilusão e sonhos!
De tudo um pouco.
Falam de uma mulher apaixonada por sentimentos!
Em todos me realço.


"Páginas escrevi
e soletrei em cada palavra
um suspiro
um sorriso!
Numa lágrima a saudade
a verdade
o amor
a felicidade!
Nelas descrevi o tempo
o movimento do vento
as raízes da árvore que sou!
Nas páginas que ocultei
revi minha realidade aquilo que sou
e o que fui!
Algumas rasguei porque assim tentei
ver tudo colorido!
E ficar em minha memória
toda uma história de valentia
nesses momentos de amargura
que a vida nos ensina
e que o futuro dele aprendido
nos trás um sorriso
um alento
e seguir tentando não repetir
erros e desventuras
que nos consome as forças
e por vezes nos faz dobrar os joelhos!
Essas páginas mágicas
que nos curam a alma
e desafogam os lamentos
e as tristezas da injustas causas!
Delas fiz um livro que desfolho todos os dias!
E as palavras que nele contém contam
uma história que todos os dias
pelas mãos de Deus vou escrevendo
e só ele saberá o dia e o momento em que eu escreverei o seu fim!" 
 
Maria Morais de Sá


Texto: Palavras Regionais | Imagens: Maria Morais de Sá

Enviar um comentário

My Instagram

Copyright © Atlantic Words. Designed by OddThemes