Home Dita Opinião Para mim, Viver em Democracia é isto
Para mim, Viver em Democracia é isto
Sintomas De Escritor maio 22, 2020 0
Para mim, viver em democracia significa respeitar regras e zelar para que os que me rodeiam também as respeitem. São as regras que, justas ou injustas fazem com que as democracias sejam verdadeiramente igualitárias e não haja discriminações ou favorecimentos de qualquer espécie.A liberdade transporta para cada um de nós essa responsabilidade porque se presume que somos seres sociais e percebemos essa necessidade, sem que ela nos seja imposta. Viver em democracia e liberdade transporta para mim o dever de cumprimento das regras e convenções sociais, da mesma forma que me garante o direito a reclamar.
Quando não se sabe nem entende isto como princípio basilar e se acha que em liberdade tudo se pode fazer, não é liberdade, é esperteza saloia e estupidez. É libertinagem e falta de educação.
Não observar as regras por se achar que não se adequam à circunstância de cada um não é viver em democracia, é a mais baixa forma de autoritarismo, é pior que justiça pelas próprias mãos. É também falta de respeito para com os que nos rodeiam. Quer seja estacionar em cima do passeio, no lugar para deficientes e gravidas, ou fazer barulho em dias e horas em que ele é proibido.
A democracia oferece a todos a possibilidade de reclamar, e nós não o fazemos porque dá trabalho, e a seguir, porque cai em desuso, temos a distinta lata de afirmar que “reclamar não serve de nada.” . Quão estúpido pode ser estar-se neste lugar-comum?
Este tipo de atitudes e restantes semelhantes não denotam absolutamente nenhuma urbanidade ou respeito social. São, como referi, esperteza saloia e estupidez.
E eu, quando toca a xico-espertos e estúpidos, entendo que o meu dever de urbanidade deve ficar exatamente no mesmo lugar em que estas pessoas deixam o respeito pelo próximo.
Texto: Rui Campos (assumindo toda e cada letra desta minha opinião).
Subscrever:
Enviar feedback
(
Atom
)
Enviar um comentário