Oradour - Sur - Glane - França

Oradour-Sur-Glane foi uma pacífica Vila Francesa, situada no departamento de Alto Vienne, na região da Nova Aquitânia.
Tornou-se famosa, por ter sido o local de um dos maiores massacres cometidos por soldados nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial.

A Vila acabou destruída no ano de 1944, quando 642 dos seus habitantes, entre eles 205 crianças e 247 mulheres, foram massacrados pelo exército Nazi, no dia 10 de Junho. Apenas uma mulher, de 47 anos, sobreviveu.
"Por esta estrada, num dia de verão de 1944, os soldados vieram. Ninguém vive aqui agora. Eles aqui ficaram por algumas horas. Quando eles se foram, a comunidade que existia há mil anos, havia morrido. Esta é Oradour-sur-Glane, na França.
No dia em que os soldados vieram, a população foi reunida. Os homens foram levados para garagens e celeiros, as mulheres e crianças foram conduzidas por esta rua e trancadas dentro desta igreja. Aqui, elas escutaram os tiros que matavam seus homens. Então, elas foram mortas também. Algumas semanas depois, muitos daqueles que cometeram essas mortes, foram também mortos, em batalha.
Nunca reconstruíram Oradour. Suas ruínas são um memorial. Seu martírio se soma a milhares e milhares de outros martírios na Polônia, na Rússia, na Birmânia, na China, em..... um Mundo em Guerra." - Laurence Oliver (BBC)
As ruínas de Oradour foram convertidas num museu e estão lá como lembranças dos horrores da Segunda Guerra Mundial, nos restos dos edifícios, é possível encontrar antigos objetos dos seus habitantes, tais como panelas, máquinas de costura e carros queimados, pelas ruas.

Desde 10 de Junho de 1944, a Vila tornou-se fantasma. As ruínas falam e contam as histórias do maior massacre feito pelos Nazis, em França.

A Vila nunca foi reconstruída, a pedido de Degaulle, e uma nova aldeia foi construída, ao lado.

Texto: Palavras Regionais | Imagens: Recolhidas na Internet

Enviar um comentário

My Instagram

Copyright © Atlantic Words. Designed by OddThemes