Home Dita Opinião Primeiro de Maio - A Festa do Trabalhador
Primeiro de Maio - A Festa do Trabalhador
Sintomas De Escritor maio 01, 2020 0
O Dia do Trabalhador, Dia do Trabalho, Dia Internacional dos Trabalhadores ou Festa do Trabalhador, é uma data comemorativa internacional , celebrada no dia 1 de Maio, em quase todos os países do Mundo, sendo feriado em muitos deles
A história deste dia, e desta comemoração, remonta a 1 de Maio de 1886. Uma greve iniciada, em Chigago, teve como objetivo a conquista de melhores condições de trabalho, nomeadamente a alteração da horas diárias de trabalho, que chegavam a 17 horas, para as 8 horas diárias. Existiram confrontos, na manifestação, entre polícias e trabalhadores, o que levou a detenções e até mesmo a mortes, de alguns trabalhadores. Esta manifestação foi o mote e inspiração, para muitas outras que se seguiram.
Uma luta, dos trabalhadores, pelos trabalhadores, que não foi em vão, por todo o mundo os trabalhadores acabaram por conseguir conquistar vários direitos, que deram origem, em alguns países, a códigos de trabalho, e a sanções por Constituições.
A 1 de Maio, celebra-se liturgicamente, a memória de São José Operário, o santo padroeiro dos trabalhadores.
Nós por cá, em Portugal, apenas a partir de Maio de 1974, após a Revolução de Abril, se voltou a celebrar o Dia do Trabalhador, livremente, e o mesmo, passou a ser feriado. Durante o Estado Novo, as celebrações eram reprimidas pela polícia.
Nos tempos de hoje, comemora-se o dia por todo o país, através de manifestações, comícios, e festas de caráter reivindicativo, promovido pelas centrais sindicais. No Algarve, assim como na Madeira e Açores, realizam-se piqueniques e são organizadas algumas festas alusivas à data comemorativa.
Este é um dia importante, para todos os trabalhadores, é celebrar dos seus direitos, das suas reivindicações, pela força do povo trabalhador, festejamos hoje por quem por nós lutou, e a luta não foi em vão, e nunca ficará esquecida, até aos dias de hoje, na maior parte dos países industrializados, o tempo diário de trabalho, está fixado nas 8 horas, conforme conquistado nas greves de 1886.
Texto: Palavras Regionais | Imagem: Pixabay
Subscrever:
Enviar feedback
(
Atom
)
Enviar um comentário