Acatoufar

O que poderemos dizer sobre esta palavra? Que a ignorância é muita, de quem escreve, e a ciência pouca, muito pouca...

Não conhecem o termo os dicionários, esses monumentos do saber, nem o reconhece a rede, essa sabida presunçosa, que finge saber mesmo aquilo que definitivamente ignora, juntando por exemplo sílabas contíguas de palavras distintas para formar uma nova pretensa palavra, aquela que a gente busca (sucede com ‘acatoufar’).

Vamos que o vocábulo existe, na realidade, não há qualquer dúvida sobre isso, diversos falantes o garantem, conhecem e usam a palavra, com uma ideia precisa do respectivo significado. Cujo é o de abrigar-se com roupa (seja a da cama, seja a de vestir), de agasalhar-se muito bem, de se cobrir ou tapar totalmente com a roupa. Verbo reflexo, portanto, seguramente; mas que poderemos porventura usar também como transitivo, não repugna tal ao faro do falante, embora se deva dizer que a memória não o recorda no tempo antigo, na prática da língua.

Nenhuma dúvida no capítulo da fonética (a-ca-tou-far), mas já o mesmo se não passa quanto à grafia. Sem ceder demasiado à incerteza (‘acatoufar’, sim, porque não, se é mesmo assim que soa?...), temos no entanto de admitir que ‘a-ca’ poderia ser um reforço expressivo de ‘a-que’, e que ‘tou’ poderia bem ser ‘to’ (há exemplos locais de uma coisa e outra). E, por conseguinte, ‘acatoufar’ poderia antes ser, na verdade, ‘aquetofar’, ou constituir pelo menos um seu derivado.

Especulamos, claro, nada mais do que isso. Como faz quem não sabe...


  • acatoufar (v.r./tr.)

1. Agasalhar, abrigar, cobrir-se totalmente com a roupa (de cama ou vestuário).
2. (acatoufou-se, muito bem acatoufado, debaixo de cinco cobertores).
- Não topado em dics. (salvo Cabral, informado daqui), nem reconhecido na rede.

Texto: Albino Matos | Imagem: prettysleepy1 (Pixabay)

Enviar um comentário

My Instagram

Copyright © Atlantic Words. Designed by OddThemes